segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Carta Aberta aos Portistas



21 de Janeiro de 2010 : o Dia Seguinte

O dia 21 de Janeiro de 2010 ficará para sempre lembrado como o dia em que uma das maiores vergonhas da história do fcp ficou finalmente exposta perante todo o mundo.

Classifico este facto como "uma das maiores vergonhas da história do fcp" e não "a maior". Se estivéssemos a falar do Benfica aí sim, seria de longe a sua maior vergonha. Não sei de que forma vêem e sentem o futebol, o desporto, e a vida em geral, mas eu preferia assistir a 100 derrotas em 100 dias consecutivos do Benfica por 7-0 contra qualquer Celta de Vigo do que por um dia apenas passar pela vergonha de apoiar um qualquer pinto da costa (assim, com letra minúscula). Atenção, não há mal nenhum em apoiar um criminoso, os próprios benfiquistas se envergonham de um dia, em maioria, terem apoiado o vale e azevedo. Mas o que marca a diferença é que assim que perceberam quem era na realidade o vale e azevedo, os benfiquistas tiraram-no do trono da mesma forma que o puseram lá: através de eleições democráticas. Essa é uma mancha que os portistas demorarão décadas a limpar: o facto de repetidamente, ao longo de 25 anos (and counting) terem eleito, idolatrado, e reeleito, e idolatrado ainda mais, e reeleito de novo (ad infinitum) alguém da estirpe de alguém que está neste momento suspenso por actos de corrupção desportiva. Vou repetir com letra maiúscula: CORRUPÇÃO DESPORTIVA. Eu traduzo: tentativa de falseamento de resultados de jogos de futebol. Sim, há milhares de pessoas a pagar bilhetes para ver jogos ao vivo e milhões a pagar para ver pela TV, para sentir aquela emoção da incerteza do resultado de um jogo de futebol, aquilo que há 100 anos apaixona todos os povos de todas as nações, e no meio de tudo isto há um senhor que por todos os meios tenta que os resultados de alguns jogos tenham a mínima incerteza possível. E este senhor é punido pelos seus actos enquanto é idolatrado pelos seus seguidores. Isto parece irracional e saído de um filme sobre um qualquer ditador de um país africano, mas acontece aqui a 70 kms de minha casa.

Para todos os portistas que ainda vivem num mundo de fantasia, o vosso tempo acabou. Na minha cabeça acabou há muito, algures em finais dos anos 80, pouco tempo depois de o meu cérebro adquirir a capacidade de distinguir o bem do mal. Mas apesar de tudo ainda passaram 25 anos a ter crédito de muita gente que não estava ou não queria estar por dentro destes assuntos. Agora, depois deste dia 21 de Janeiro de 2010, acabou tudo. Tudo o que se sabia mas que as pessoas tinham medo de admitir por não terem a certeza se o que saltava cá para fora não seria uma enorme conspiração dos benfiquistas e de todos os meios de comunicação (sim, sei que vocês vivem nessa ilusão e não serão estas minha palavras a mudar isso), está agora disponível no maior órgão de comunicação da história da humanidade: a Internet. Não tarda teremos aqueles vídeos legendados em inglês, francês, espanhol, mandarim... Vocês podem continuar a falar e até podem não mudar uma palavra ao vosso discurso, mas a partir de hoje terão a absoluta certeza de que estarão a falar para vocês próprios e a ser, não apenas ignorados, mas ridicularizados por todos os que não pertencem à vossa tribo. E foi esse o destino que vocês escolheram, apesar de terem tido 25 anos para o alterar.

Quando dizem que o fcp é o melhor clube português, bom, só tenho a dizer que espero que saibam muito bem guardar as memórias dos tempos gloriosos que viveram entre 1991 e 2009. Se estudarem bem Estaline pode ser que um dia consigam que os vossos filhos e netos ouçam falar desse período como um período de ouro no qual o clube foi dirigido por um homem carregado de virtudes. Nós, obviamente, estaremos a rir-nos muito.        
                                                                                               Benfiquista JL
















Benfica pode visitar Alvalade ou Dragão




Benfica, F.C. Porto, Sporting e Académica são as quatro equipas que vão disputar as meias-finais da Taça da Liga, na sequência dos resultados da última jornada da fase de grupos, disputada neste domingo.

Quanto ao jogo do Benfica, primeira parte sem grande história para contar, a não ser uma grande penalidade por marcar contra o Rio Ave por mão na bola de Gaspar. Benfica saía bem para o contra-ataque mais teimava em falhar o último passe...

A segunda começa logo com um grande golo de Carlos Martins, após assistência de Cardozo, que lhe endossou a bola da esquerda para a direita.

Cinco minutos depois o empate do Rio Ave, de grande penalidade que se aceita, a punir falta de David Luís sobre Tarantini.

No entanto, nova excelente assistência de Cardozo, desta vez a desmarcar Di Maria, para outro bom golo.

Destaque para a boa estreia de Kardec, que na mesma jogada chutou duas vezes ao poste no mesmo lance...


Benfica termina em primeiro lugar do grupo espera agora pelo sorteio (Terça -feira) que será  puro, mas é a classificação da fase de grupos que decide quem joga em casa (os finalistas decidem-se em apenas com um jogo). O Sporting jogará sempre em casa, e o F.C. Porto só não joga no Dragão se calhar com os «leões».

O Benfica só não vai a Alvalade ou ao Dragão se calhar com a Académica, que receberá na Luz. A «Briosa», como foi apurada como melhor segundo classificado, jogará sempre fora de casa.





Também Pode Gostar

Blog Widget by LinkWithin