quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ricardo Araújo Pereira põe fim a Crónicas Desportivas


Ricardo Araújo Pereira e José Diogo Quintela decidiram pôr fim às respetivas crónicas semanais que assinavam no jornal “A Bola”.

A gota de água para estes dois elementos dos Gato Fedorento aconteceu no passado domingo, quando aquele jornal desportivo não publicou uma parte do texto de José Diogo Quintela, onde este respondia a críticas lançadas por Miguel Sousa Tavares.

Indignado com a posição de “A Bola”, que não o consultou, Quintela reagiu através do site “Sporting Apoio”, no qual publicou o texto omitido pelo jornal. Aí pode ler-se a resposta do humorista à ameaça feita, no dia 2, por Sousa Tavares de deixar de escrever para a publicação, pois declarava estar “farto de viver [...] com dois rafeiros atiçados às canelas, dois censores encartados”. 

“MST tenta intimidar-me por causa do que escrevo. Em janeiro pediu a Pinto da Costa que me processasse. Desta vez, vitimiza-se e ameaça abandonar a sua crónica, pretendendo que o Ricardo e eu sejamos responsabilizados pela sua saída”. Estas foram algumas das acusações que Quintela fazia em “A Minha Fé” e que acabaram por ser cortadas.

Ricardo Araújo Pereira, solidarizou-se com o companheiro terminando assim as suas brilhantes crónicas “A Chama Imensa”...


Fonte: Jornal A BOLA

36 comentários:

DUX_XXI disse...

Ou seja, estamos perante Ricardo Araújo 'vou-me embora porque levei uma goleada e não há piadas para fazer' Pereira.
Que totó acabou por se revelar...
(Isto a ser verdade...)

Anónimo disse...

Mesmo a tempo de não terem de falar na humilhação do slb e da derrota do sporting. Fracos!
Estes gajos podem queixar-se à vontade mas era uma vergonha o que eles faziam todas as semanas nessas crónicas. Eles se se tivessem entretido a falar de futebol seriam respeitados e não ridicularizados. Mas a obsessão com o MST falou mais alto. Bem feito, o nível do jornal a Bola acabou de subir consideravelmente.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
FireHead disse...

E assim Miguel Sousa Tavares, reles e baixo como sempre foi, conseguiu vencer a batalha...

DUX_XXI disse...

@ireHead. Podemos então usar o mesmo argumento para o outro caso do comentador da RTP e restante opinadores?

jota disse...

É pena que assim tenham decidido. Mas de certeza que não vão virar costas... Espero que continuem a escrever/comentar o panorama desportivo com a classe que nos habituaram. Aconselho, a quem não conhece, a ouvir na TSF o excelente Governo Sombra.

Quanto ao comentário do indivíduo que diz "mesmo a tempo de não terem que falar na humilhação do slb": só revelas imaturidade companheiro, o RAP estava cá e comentou aquando da derrota com uns gregos e em que tb entraram 5 bolas na nossa baliza; nessa altura quem treinava era o Sr. Quique Flores. E quem revela uma enorme obsessão com o Maior, semana após semana, é o MST. Continue a ler e diga-me se MST não irá falar sempre do Benfica.

RAP: Saudações benfiquistas.
JCXA

Anónimo disse...

Grande RAP!
apenas lamento o
péssimo timing para sair...

Pedro M disse...

Mentes pequeninas as que acham que o afastamento dos dois "fedorentos" se deve a medo. Os adversários do Benfica são tão férteis em material "humorável" que mesmo depois de perder por 5-0 haveria muito que gozar. Onde esconderam os portistas as bolas de golfe e a galinha? Qual o erotismo por trás do prazer que Rogério Alves do SCP teve em ver o Benfica perder?
Concordo com o Jota e espero que o RAP continue a dar a conhecer os seus comentários futebolísticos.

H. disse...

Lia todas as semanas as excelentes crónicas do RAP. Como conseguia com grande inteligência desmontar todas as falsidades do MST. Imagino que o MST devia espumar pois não tinha arcaboiço intelectual para responder ao RAP (uma coisa é plagiar,outra é criar).
Espero que continue com as suas crónicas noutro lado.

PS: A Bola não perdeu mais um leitor porque já não tinha... graças aos blogs benfiquistas

Seismilhoesum disse...

Quando não se tem argumentos, insulta-se ou pressiona-se! Fico muito triste pelo abandono do RAP pois era o mais brilhante defensor do Benfica. Quanto a MST, autor de textos com a "precisão" que se reconhece, demonstra o que pensa da Democracia, tanto quanto a estes textos, que não consegue rebater assim como só comenta escutas quando lhe convém!
Mas fiquem apenas escribas portistas mais as suas lendas sobre túneis e a não quererem saber de frutas!

FireHead disse...

DUX_XXI, qual outro caso do comentador da RTP?

Seismilhoesum disse...

Resposta ao Anónimo:


Coitadinho! Se não escreverem ninguém nota as derrotas! Quem é que não tem arcaboiço para os rebater? Quem é que se pendura no Benfica? Quem não aceita críticas? As crónicas do Quintela não li muitas, mas eram inteligentes! Mas as do RAP eram GENIAIS! O Anónimo, tal como os seus "co-adeptos" v~em o Mundo só por um prisma: Os outros existem só para atrapalhar a grande caminhada do FC Porto.
estes, podem inventar o do Clube do regime e túneis, mas os outros, apesar do que já se ouviu gralaças ao Ministério Público e aoo Youtube, não podedm dizer nada! Continuem a ganhar mas continuem coimo sempre: AZIADOS!

DUX_XXI disse...

@FireHead. Estava a referir-me ao caso do 'Rui Moreira'. Daí a pergunta: Podemos usar o mesmo argumento para esse caso?
E assim nesse caso o 'reles e baixo' seria António Pedro Vasconcelos?

Seismilhoesum disse...

Para DUX XXI:
Acho piada os adeptos doutros clubes virem "cá" parar. mas mais piada acho que não percebem nada! Então quem enfrenta os de ultra-direita, sem medo, com ameaças à família, vai ter medo ou vergonha de não comentar a goleada?
Pois apesar deste campeonato estar já encomendado desde o início (para não dizer mais) ainda pode haver muito para lutar.

FireHead disse...

DUX_XXI: e podes-me dizer o que foi que o António Pedro Vasconcellos fez de reles e baixo? O que toda a gente viu foi que ele simplesmente falou a verdade (acerca das escutas tornadas públicas) e que o Rui Moreira ficou tão incomodado com ela que, já sem argumentos, virou as costas e foi-se embora.

PS. E por falar nisso, nunca me hei-de esquecer que das 2 únicas vezes que a Académica venceu na Luz foi graças às arbitragens...

the_passenger disse...

Vergonha é o que o MST escreve de todas as vezes. Só mesmo um traste como ele podia ter a profissão de 'dar opiniões' na TV, coisa que toda a gente tem e faz. Ainda fazia sentido se ele fosse algum entendido nalgum assunto, tipo, 'supra-sumo da barbatana', mas gostava de saber o que é que ele fez de relevante na vida para a opinião dele ser importante para algum caralho. O melhor que ele tinha a fazer era continuar a escrever livros, sem dúvida que a imaginação é o forte dele, veio com o delírio, e segundo dizem é óptimo a plagiar.

Quanto ao JDQ e ao RAP, espero que continuem a escrever as suas crónicas noutro jornal qualquer, ou em último caso num blog ou página qualquer na internet, sem dúvida que iria estar no meu top dos favoritos. Faz muita falta a crítica mordaz e inteligente que ambos tinham nos dias que correm. Só mesmo alguém muito triste e de pensamento tacanho é que pode pensar que fugiram por não quererem falar das derrotas dos seus clubes, como se não tivessem havido maus resultados antes e eles não tivessem continuado com as crónicas. O FireHead já vos deu a resposta em relação ao RAP. Quanto ao JDQ, basta dizer que a equipa dele não tem jogado uma beata há pelo menos 2 anos, por isso oportunidades para fugir não faltaram.

@Pedro M: a resposta para a tua pergunta está aqui neste vídeo. Aposto que ele andou a treinar para conseguir enfiar lá tudo:

http://www.youtube.com/watch?v=EfTZcoPYKnM

Hugo disse...

Se falassem de futebol e dos seus clubes, seriam respeitados. Mas como apenas se preocupam em criticar MST, RM e o Porto, não me merecem qualquer tipo de respeito

DUX_XXI disse...

@Seismilhoesum. O facto de ser adepto de outro clube impede-me de comentar aqui? Sempre fui bem recebido aqui, mas se os administradores do blog quiserem que eu não comente basta uma palavra, no problem.

@FireHead. Eu não disse que APV era 'reles e baixo'. Eu PERGUNTEI se na tua opinião poderíamos usar os mesmos argumentos para um e outro caso. Sim? Não? E porquê?
A minha opinião é esta: http://bancadadeimprensa.blogspot.com/2010/11/gato-com-o-rabo-entre-as-pernas.html

Anónimo disse...

O RAP e o JDQ são humoristas, é essa as suas profissões e era essa as suas funções nas crónicas que escreviam no jornal A BOLA, no caso específico relativamente ao futebol português e tudo o que 'gravita' à sua volta e na medida em que são clara e assumidamente adeptos dos seus respectivos clubes, ao contrário do MST e RM que são pagos como 'comentaristas' de futebol (igualmente na medida de adeptos assumidos dos respectivos clubes). Não percebo como deveriam estar isentos de criticar ou fazer piadas sobre MST e RM, especialmente da maneira como estes se põem 'a jeito' pelas suas próprias atitudes e tendo em conta que eram os próprios que usavam as respectivas crónicas, essas sim que deveriam ser focalizadas em futebol em termos sérios, para responder publicamente a comentários humorísticos. Já para não falar que foram várias as vezes em que ambos escreveram peças humorísticas com piadas relativas aos próprios clubes e/ou jogadores e/ou equipa técnica e/ou dirigentes, quanto mais sobre personagens que se expõem ao ridículo por culpa própria. Acho que é claro a quem se deve respeitar ou não e porquê. Quem não consegue entender isto, pouco ou nada entende ou não consegue fazer a separação numa análise séria de defender a causa que lhe agrada.

the_passenger disse...

O último comentário é meu... Por lapso, ficou como anónimo.

sloml disse...

DUX_XXI, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Primeiro, quem foi censurado foi o Zé Diogo Quintela, sportinguista. Por esse facto, resolveu deixar de escrever na Bola, e o RAP solidarizou-se com ele e saiu também. O Quintela foi censurado. O caso do Rui Moreira foi totalmente diferente: não gostou de ser confrontado com a nojice das escutas e meteu, ele sim, o rabinho entre as pernas. Os gatos não fugiram a assunto nenhum, atenção. Um deles (por sinal o vosso, a não ser que sejas portista e não sportinguista) foi censurado. Isto, para mim, é gravíssimo.

DUX_XXI disse...

@sloml. Nem Benfiquista, nem Sportinguista, nem Portista.
Estás a repetir o que eu disse. ZDQ foi censurado pela Bola - esse jornal que os Benfiquistas diziam que era o baluarte da comunicação social... Em dois dias deixaram de o ser... irónico...
Porquê que que RAP decide sair se não é nada com ele? Porque dá jeito, como foi acusado Rui Moreira?
Ou simplesmente depois da humilhação futebolística ficou sem conseguir miar?
Se não é olha que parece...

sloml disse...

DUX_XXI, não percebo o que queres dizer na primeira frase do teu último comentário, dirigido a mim.

1 - Não repeti nada do que disseste.

2 - A mim nunca me ouviste dizer que A BOLA é um baluarte do jornalismo. A BOLA, de há uns anos a esta parte, é lixo jornalístico. E agora é também um órgão que pratica censura.

O RAP decidiu sair em solidariedade com um colega. Acredito que não saibas o que isso significa, dada a falta de princípios morais que grassa na nossa sociedade. Mas pelo menos faz um esforço para tentar perceber do que se trata. O Miguel Sousa Tavares, na última crónica, diz que dois cães estavam a atiçar-se contra ele. Achas normal chamar isso a dois cronistas que escrevem na mesma publicação que ele? Eu não acho. Depois disso, A BOLA censurou uma parte da crónica do Quintela e este resolveu bater com a porta. No mesmo dia, o RAP, porque sim, o assunto também é com ele, e porque sim, é um grande amigo do Quintela, resolveu solidarizar-se com o colega e deixou de escrever para um órgão que censura opiniões dos próprios cronistas (lol). Se não consegues perceber o que isto significa e o alcance que pode vir a ter no futuro, se preferes gozar com isso e não ver a gravidade da situação, achando que uma pessoa simplesmente se demite de um cargo para não comentar uma derrota (isto quando o RAP já deu a cara em muitos outros momentos maus do Benfica, assim como o Quintela para o Sporting), então é porque és muito diminuído intelectualmente ou então és apenas mal intencionado.

FireHead disse...

Hugo, para além de teres o meu nome também tens imensa piada. Então queres ver que só o RAP e o JDQ é que falam dos outros? Vê-se mesmo que tu não lês o que escrevem os teus camaradas portistas como o MST, o Rui Moreira e afins. Ah, lembrei-me agora dum super anti-benfiquista que já deixou de escrever para a A Bola e que respira sempre imenso ódio pelo Benfica, o Jorge Olímpio de Bento. Só para não falar doutras brilhantes personalidade como o Manuel Serrão e até o próprio Pinto da Costa...

FireHead disse...

DUX XXI: o RAP deixou o jornal por solidariedade para com o amigo, que por acaso é sportinguista, que viu uma parte do seu texto dirigido ao MST ser censurado pelo jornal que sempre ouvi dizer ter uma inclinação pelo Benfica(se tem, gostava de saber onde, como, em quê). A amizade é um valor que supera as preferências clubísticas. Pelo menos na minha maneira de ver as coisas é.

DUX_XXI disse...

@sloml. A solidariedade é uma coisa muito bonita. Principalmente quando levamos 5 golos sem resposta e não conseguimos miar durante uns tempos. Nem vale a pena falar das crónicas que RAP escrevia sobre JJ, colocando em causa o profissionalismo desse treinador quando ele estava em Braga.

Só um indigente mental acredita que não houve aproveitamento da situação.

@FireHead. Achei piada à tua frase «...jornal que sempre ouvi dizer ter uma inclinação pelo Benfica (se tem, gostava de saber onde, como, em quê)»
A não ser que tenhas chegado agora de Marte nem me vou dar ao trabalho de te dar exemplos...

sloml disse...

Epá oh DUX ganha juízo. Quem é que no seu perfeito juízo acredita que uma pessoa se vai demitir de um emprego para não ter de comentar uma derrota do seu clube? É que chega a ser ridículo só a hipótese de alguém acreditar nisto.

sloml disse...

E vais chamar indigente mental à tua mãe ou a quem quiseres. A mim não chamas.

DUX_XXI disse...

Quem é que no seu perfeito juízo acredita que Rui Moreira se vai demitir de um emprego para não ter de comentar uma vitória do seu clube?

Se acreditas que foi solidariedade então é porque és muito diminuído intelectualmente ou então és apenas mal intencionado.

sloml disse...

O Rui Moreira não se demitiu do seu emprego. Foi demitido depois de ter abandonado o programa a meio. E o que estava em causa não era comentar as vitórias do Porto, era não ter qualquer argumento que pudesse contrariar o facto dessas vitórias terem sido conquistadas com corrupção. Mas numa coisa estamos de acordo: a atitude dele não foi de gente normal.

Agora a opção dos Gatos nada teve a ver: eles demitiram-se porque viram o jornal onde escreviam censurar uma crónica de um deles. Não consegues perceber o precedente gravíssimo que se pode ter aberto aqui? Isto é ir contra todas as regras da democracia. Basicamente A BOLA teve uma atitude ditatorial. E hoje em dia isto é inconcebível e ninguém devia aceitar trabalhar nessas condições. Eles tiveram princípios morais e bateram com a porta. Dizes que o assunto não tinha a ver com o RAP, mas não percebes que se hoje aconteceu com o Quintela, amanhã podia acontecer com ele? Foi esta noção de que o órgão para onde estavam a escrever lhes estava a tirar a liberdade democrática que os fez, aos 2, pedir a demissão. Percebe isto, porque é um assunto muito grave e tu estás a comentá-lo de forma totalmente leviana, achando que por uma simples derrota uma pessoa se demite de ser cronista. Por amor de Deus! Quando o Benfica levou 5 do Olympiakos, o RAP ficou. Quando o Sporting levou 12 do Bayern, o Quintela ficou. Isto nada tem a ver com clubes, tem a ver com liberdade e democracia.

DUX_XXI disse...

Desculpa sloml... precedente? Estás, vá lá, 2 décadas atrasado. Isto para não exagerar. mas enquanto é a nosso favor, no problem, right?
RAP sabia muito bem ao que ia quando aceitou trabalhar para a bola, essa desculpa não pega, usa outra.

sloml disse...

Estou 2 décadas atrasado porquê? Já havia antecedentes de ditadura na BOLA? Se sim, assumo o meu desconhecimento, não sabia.

"mas enquanto é a nosso favor, no problem, right?"
Wrong. Aqui não se trata nada de ser a meu favor ou contra mim. Eu sou jornalista, caso não saibas, e isto trata-se de ser a favor da democracia. Apenas e só.

E eu não estou a usar desculpa nenhuma, portanto podes dar a volta, que por aí não passas.

DUX_XXI disse...

És jornalista e desconheces a linha editorial de A Bola? Isso é um grande problema, devias ver isso.
Até poderia te perguntar onde estavas quando a bola escrevia artigos com o único intuito de vangloriar o 5lb, nem que fosse a dar a notícia de hattrick de Martin Pringle no treino de conjunto, após uma jornada de glória europeia (mais uma) do FC Porto.
Mas não o vou fazer, porque ou és muito novo ou não lês A Bola há duas décadas.

sloml disse...

Eu conheço perfeitamente a linha editorial de A BOLA, mas a linha editorial nada tem a ver com o jornal permitir a liberdade de expressão dos seus cronistas. Estás claramente a confundir alhos com bogalhos.

PS: É muito engraçado como o teu nick tem a ver com o Sporting mas afinal és do Porto. É extremamente curioso.

the disse...

Quando o Benfica perdeu 5-0 com o Olympiakos o RAP não só ficou como escreveu a seguir uma crónica humorística bastante crítica ao seu próprio clube. O JDQ a mesma coisa, foram inúmeras vezes em que 'malhou' na direcção do Sporting e nas suas ridículas atitudes. Já tiveram inúmeras hipóteses de bater com a porta e fugir aos assuntos anteriormente e nunca o fizeram, o RAP ia fazer isso agora porque o Benfica perdeu 5-0 com o Porto? Esse tipo de argumento não tem fundamento. Alguns também não devem ter andado muito atentos às crónicas do MST e do RM, que não perdiam a hipótese de mandar 'alfinetadas' nos 'gatos', com a agravante de estarem lá para falar de futebol e não para fazer humor. Faz algum sentido alguém ser humorista e perder a hipótese de fazer humor com o ridículo de certas personagens e as suas (várias) incongruências porque as coitadinhas das 'prima-donas' podem se sentir ofendidas ou inferiorizadas nas suas sumidades intelectuais? Então por esse prisma não se fazia humor com porra nenhuma. E o que dizer sobre a situação, em que MST pode escrever que tem dois cães que estavam a atiçar-se contra ele e a devida resposta de um deles é censurada?

@DUX: desculpa lá, mas já vi muitas críticas de A Bola a jogos do Benfica nada abonatórias, algumas deles até bastante exageradas, é um facto que eles dedicam muitas páginas ao Benfica mas isso deve-se a uma tentativa de vender jornais e não a defesa do clube. E já agora, 'mas enquanto é a nosso favor, no problem, right?' - o que é que queres dizer exactamente com isso? Tens algum exemplo ou prova concreta de algum cronista de outro clube ter sido censurado n'A Bola ou estás só a mandar para o ar?

PS: pensava que eras academista...

the_passenger disse...

F***-se para esta m***a... o último comentário é meu, the_passenger

Também Pode Gostar

Blog Widget by LinkWithin