sexta-feira, 12 de novembro de 2010

António-Pedro Vasconcelos

 AQUI HÁ GATO!
O JOGO é o jornal do FCP. A BOLA é conotado com o Benfica. É o que se chama “ter a fama e não ter o proveito”. O FCP não brinca em serviço. Até pode jogar bem dentro do campo, mas joga melhor nos bastidores. Desta vez, no jornal onde, até agora, conviviam, democraticamente, os portistas Miguel Sousa Tavares e Rui Moreira, com Leonor Pinhão e Ricardo Araújo Pereira, além de Diogo Quintela, um sportinguista decente, agora, só ficou a filha de Carlos Pinhão a defender as cores do nosso Glorioso! Tudo em nome da isenção e do pluralismo.
Aliás, o jornal tornou-se uma verdadeira 5ª coluna do inimigo: Bastou o Benfica ter um desaire no Dragão para a capa seguinte fazer eco de rumores vindos de bufos do balneário, interessados em desestabilizar a equipa e o seu treinador, o homem que, no ano passado, ressuscitou os mortos que Quique Flores deixou no relvado da Luz e pôs a equipa a jogar como poucas na Europa do futebol. Isto para não falar de uma luminária que assina Fernando Guerra, o jornalista que ajudou a desacreditar Fernando Santos, que saudou o regresso de Camacho como se, na altura, Vieira tivesse dado à Luz (literalmente) um novo D. Sebastião, que tolerou a incompetência de Quique Flores, e que, desde o início, nunca escondeu uma raiva latente contra Jorge Jesus, como se estivesse só à espera do primeiro desaire para o distinguir com todos os epítetos do seu indigente vocabulário táctico e com todos os nomes do seu rico léxico de insultos. Basta ler o rol de aleivosias que ele escreveu no princípio da época e voltou a escrever, agora, depois do clássico, para perceber a felicidade com que saboreia os maus resultados do treinador que ele elegeu como o seu ódio de estimação.
Parece que me desviei do propósito, mas não. A saída das páginas da BOLA dos dois humoristas dos Gato Fedorento que, todas as semanas, faziam as delícias dos que, como eu, amam o Benfica, mas além disso odeiam a batota, é um tiro no pé do jornal que tinha a reputação de ser vermelho, mas que era, acima de tudo, um jornal que, para mim, que o comecei a ler no tempo onde lá escreviam Ribeiro dos Reis, Cândido de Oliveira, Tavares da Silva, Vítor Santos e Carlos Pinhão, tinha sido uma referência do grande jornalismo. Deixar MST bolsar semanalmente todas as aleivosias que lhe vinham ao espírito contra Ricardo Araújo Pereira e Zé Diogo Quintela, a quem, à falta de argumentos, chamava “rafeiros” e “censores” com toda a impunidade, deixar MST, embriagado pelo ódio ao Clube que tem conduzido, sozinho, a luta pela decência no futebol, deixar MST impor a sua censura, é pior do que um tiro no pé, é uma vergonhosa cedência às birras e amuos dum arauto do FCP, que convive com o conteúdo das escutas do “Apito Dourado” mas insulta quem as ouve.
Espero que os benfiquistas deixem de ler A BOLA, e que os dois humoristas encontrem rapidamente um jornal que os acolha sem censurar o que dizem, e que seja isento, democrático, pluralista, amante do fair-play, num mundo como é o do futebol português onde os miasmas do ódio, da corrupção e da batota ameaçam perverter o prazer do espectáculo, o mérito das vitórias e o respeito pelos adversários. Amén.
António-Pedro Vasconcelos
P.S. Já agora, é talvez altura de fazer uma pergunta inocente: PORQUE SERÁ QUE A SEDE DA LIGA É NO PORTO?

14 comentários:

Anónimo disse...

Onde é que o APV escreveu isto?

DUX_XXI disse...

A nota final, que não te qualquer relevância no assunto tratado, é de quem?

Anónimo disse...

A-PV, in Master Groove

DUX_XXI disse...

E eu que pensava que a culpa é do Rui Costa:
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=401477

Seismilhoesum disse...

O DUX XXI demonstra que não compreende porque RAP se demitiu. É muito pobre o que pensa deste pois não compreende. Não admira e não adianta explicar-lhe.

rubenval disse...

Achei piada à pergunta inocente... E porque é que a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol fica em Lisboa?

jota disse...

Sim, Seismilhoeseum.. não adianta explicar-lhe mas ainda assim vou deixar aqui uma pequena luz para o DUX_XXI...

Censura: s. f. Crítica severa, repreensão.
Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas acções de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação.

Bem haja

DUX_XXI disse...

Obrigado pela explicação. Não fazia ideia do que era censura. Obrigado.
Mas o RAP saiu por solidariedade, que é uma coisa muito bonita. Principalmente quando levamos 5 golos sem resposta e não conseguimos miar durante uns tempos.
http://bancadadeimprensa.blogspot.com/2010/11/gato-com-o-rabo-entre-as-pernas.html

Anónimo disse...

Ó dux, caso não saibas foi em solidariedade com o Zé Diogo que o RAP saiu, pois foi o Zé Diogo que foi censurado.

FireHead disse...

rubenval: e porque é que muitos árbitros são da associação do Porto? E como é possível termos um árbitro que foi membro dos Super Dragões? O melhor se calhar é buscarmos os que foram para o Brasil pela agência Cosmos...

the_passenger disse...

Mas o que é que a opinião que o APV tem do Rui Costa (ou teve - convém lembrar que a notícia é de 25 de Junho de 2009) a ver com o texto do post???

Master Groove disse...

Caro DUX_XXI,
A nota final é de A-PV, que faz parte do artigo que escreveu no meu Blog.
Espero que das sua palavras, não se entenda que fui eu que inseri o p.s.

Abraços
Benfica Sempre
MG
mastergroove2010.blogspot.com

Hugo disse...

Toda a gente sabe que a Bola é grande aliada do LFV. Daí aquelas capas encomendadas a questionar o Jesus...

PS: Esta última frase por cima da caixa dos comentários é extremamente infeliz

DUX_XXI disse...

O que é que a frase do PS tem a ver com o texto que o próprio escreveu? Nada, apenas serve para colocar 'merda no ventilador'. Quem quiser que agarre a deixa...
Está a tentar desviar a atenção da humilhação sofrida às mãos do Porto.
repito: não está na altura de perguntar se a incompetência da preparação desta época se deve somente a Rui Costa...

Também Pode Gostar

Blog Widget by LinkWithin