segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Carta Aberta aos Portistas



21 de Janeiro de 2010 : o Dia Seguinte

O dia 21 de Janeiro de 2010 ficará para sempre lembrado como o dia em que uma das maiores vergonhas da história do fcp ficou finalmente exposta perante todo o mundo.

Classifico este facto como "uma das maiores vergonhas da história do fcp" e não "a maior". Se estivéssemos a falar do Benfica aí sim, seria de longe a sua maior vergonha. Não sei de que forma vêem e sentem o futebol, o desporto, e a vida em geral, mas eu preferia assistir a 100 derrotas em 100 dias consecutivos do Benfica por 7-0 contra qualquer Celta de Vigo do que por um dia apenas passar pela vergonha de apoiar um qualquer pinto da costa (assim, com letra minúscula). Atenção, não há mal nenhum em apoiar um criminoso, os próprios benfiquistas se envergonham de um dia, em maioria, terem apoiado o vale e azevedo. Mas o que marca a diferença é que assim que perceberam quem era na realidade o vale e azevedo, os benfiquistas tiraram-no do trono da mesma forma que o puseram lá: através de eleições democráticas. Essa é uma mancha que os portistas demorarão décadas a limpar: o facto de repetidamente, ao longo de 25 anos (and counting) terem eleito, idolatrado, e reeleito, e idolatrado ainda mais, e reeleito de novo (ad infinitum) alguém da estirpe de alguém que está neste momento suspenso por actos de corrupção desportiva. Vou repetir com letra maiúscula: CORRUPÇÃO DESPORTIVA. Eu traduzo: tentativa de falseamento de resultados de jogos de futebol. Sim, há milhares de pessoas a pagar bilhetes para ver jogos ao vivo e milhões a pagar para ver pela TV, para sentir aquela emoção da incerteza do resultado de um jogo de futebol, aquilo que há 100 anos apaixona todos os povos de todas as nações, e no meio de tudo isto há um senhor que por todos os meios tenta que os resultados de alguns jogos tenham a mínima incerteza possível. E este senhor é punido pelos seus actos enquanto é idolatrado pelos seus seguidores. Isto parece irracional e saído de um filme sobre um qualquer ditador de um país africano, mas acontece aqui a 70 kms de minha casa.

Para todos os portistas que ainda vivem num mundo de fantasia, o vosso tempo acabou. Na minha cabeça acabou há muito, algures em finais dos anos 80, pouco tempo depois de o meu cérebro adquirir a capacidade de distinguir o bem do mal. Mas apesar de tudo ainda passaram 25 anos a ter crédito de muita gente que não estava ou não queria estar por dentro destes assuntos. Agora, depois deste dia 21 de Janeiro de 2010, acabou tudo. Tudo o que se sabia mas que as pessoas tinham medo de admitir por não terem a certeza se o que saltava cá para fora não seria uma enorme conspiração dos benfiquistas e de todos os meios de comunicação (sim, sei que vocês vivem nessa ilusão e não serão estas minha palavras a mudar isso), está agora disponível no maior órgão de comunicação da história da humanidade: a Internet. Não tarda teremos aqueles vídeos legendados em inglês, francês, espanhol, mandarim... Vocês podem continuar a falar e até podem não mudar uma palavra ao vosso discurso, mas a partir de hoje terão a absoluta certeza de que estarão a falar para vocês próprios e a ser, não apenas ignorados, mas ridicularizados por todos os que não pertencem à vossa tribo. E foi esse o destino que vocês escolheram, apesar de terem tido 25 anos para o alterar.

Quando dizem que o fcp é o melhor clube português, bom, só tenho a dizer que espero que saibam muito bem guardar as memórias dos tempos gloriosos que viveram entre 1991 e 2009. Se estudarem bem Estaline pode ser que um dia consigam que os vossos filhos e netos ouçam falar desse período como um período de ouro no qual o clube foi dirigido por um homem carregado de virtudes. Nós, obviamente, estaremos a rir-nos muito.        
                                                                                               Benfiquista JL
















12 comentários:

Agostinho disse...

Muito Bom!
PARABÉNS!!!
Que isto chegue a todos os Portista!

Eu vou fazer a minha parte:

Reencaminhar este link para todos os portistas da minha mailbox

Anónimo disse...

FANTÁSTICO!

Anónimo disse...

Que grande tacada nos corruptos!!!!!!

"Tenho lá dois palhaços do FCCorrupto a trabalhar comigo e amanhã vão já para o olho da rua!
Isso é o que todos os patrões Benfiquistas já deviam ter feito há muito tempo.Não faz sentido estarem Benfiquistas no desemprego e um patrão Benfiquista a sustentar um empregado deste calibre!"

jota disse...

Muito bom texto.
Já há algum tempo que venho seguindo este blog.. Continua!

Saudações gloriosas.

Anónimo disse...

F-A-B-U-L-O-S-O!

Anónimo disse...

Excelente momento blogosférico. Muitos parabéns pelo texto, que subscrevo, e pelo novo design do blogue.

Saudações Gloriosas,

http://magalhaes-sad-slb.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

Muito Bom!

Tente publicar isto em todos os jornais desportivos online.

Saudações Gloriosas

Anacleto disse...

Eu já dei o meu contributo ao fazer expandir pelos 5 Continentes estas escutas.
Saudações Gloriosas

Anónimo disse...

Onde foi publicado este Artigo?
Está mesmo muito Bom....
Carrega Benfica!
SLB4EVER

Manuel Oliveira disse...

Grande Nuno, grande post!
Para "chapar" na cara dos corruptos.
Abraço.

Pedro PM disse...

Se dúvidas houvesse que os Benfiquistas são diferentes, este texto é bem esclarecedor. Não importa ganhar-se a qualquer custo. Ser grande é andar com o queixo levantado. Nos bons momentos e nos momentos menos bons.

Anónimo disse...

quero relembrar a corrupçao a nivel económico no dito clube da luz, ou sistema de rega ja nao sei como lhe chamar...a transferencia de roberto,"o maior cego é aquele que nao quer ver".Talvez devessem ver os roubos de catedral no youtube, podem escolher qualquer epoca que há sempre casos e por incrivel que pareçaou que favorecem o benfica ou que projudicam o porto,mas se quizerem lembrar tempos de glória do vosso clube,isto é voltar ao salazarismo,nesse caso é melhor terem cuidado porque perdem os vossos argumentos,saudaçãos a toda a matéria escrementicia benfiquista!

Também Pode Gostar

Blog Widget by LinkWithin