sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O Maior do Mundo




São sete os clubes míticos no Mundo. São clubes que têm, nos seus países, dimensão nacional e não matriz regional. Têm mais de 10 milhões de adeptos espalhados pelos cinco continentes. E quais são esses clubes?

São o BENFICA, o Real Madrid, o M. United, a Juventus, o Bayern Munique, o Flamengo e o Boca Juniores.


Este fim-de-semana, não assisti ao triunfo categórico do meu Benfica sobre a Académica. E porquê? Porque, no Rio de Janeiro, tive o irrepetível privilégio de assistir, também em pleno Maracanã, à reconquista do campeonato brasileiro pelo Flamengo, ao cabo de 17 anos de jejum.


O que há de semelhante no Flamengo e no Benfica? Dois clubes míticos à escala planetária? Até chega, mas não é só isso. É a mística, é a componente popular, é a assunção dos valores nacionais, é realmente uma religião. Mais a garra, mais a festa, mais a alegria, a coreografia, os cânticos alegres, muito ritmo, muitas mulheres bonitas e uma resistência física inigualável. Ninguém parou de cantar e dançar, desde duas horas antes até ao apoteótico final do jogo! Realmente não há no Mundo claques iguais no apoio às suas equipas. Tenho a certeza que neste aspecto o próximo Mundial'2014 vai ter sucesso garantido.


Na Cidade Maravilhosa associei-me às comemorações protagonizadas por milhões de entusiastas. A loucura tomou conta da cidade. A atmosfera era contagiante. E qual foi o pensamento que mais vezes me ocorreu? O gigantesco arraial que projecto, em Portugal, lá para o mês de maio. O arraial do Benfica campeão.


Seara Cardoso in Record




2 comentários:

Pedro PM disse...

Benfica. Ópio do povo em muitos cantos do mundo.

Pedro Santos disse...

Isto é de um ridículo que, se não desse para rir, matava.

Também Pode Gostar

Blog Widget by LinkWithin