domingo, 11 de outubro de 2009

Contas para o Play-off Mundial 2010


A Selecção Nacional depende de si para disputar o playoff de apuramento para o Mundial-2010, mas depende da ajuda de terceiros para conseguir ser cabeça de série no sorteio e, assim, livrar-se de jogar com a França, com a Rússia e com a Grécia.



Actualmente, a equipa portuguesa é 17.ª classificada do ranking da FIFA e se tudo correr dentro da normalidade conseguirá ser cabeça de série. A normalidade, entenda-se, é a Ucrânia vencer Andorra, fora, na próxima quarta-feira, segurando assim a segunda posição do grupo 6.


Caso os ucranianos, que disputam a vaga no grupo 6 com a Croácia, consigam ultrapassar o último classificado do grupo – Andorra tem 9 derrotas em outros tantos jogos, marcou 3 golos e sofreu 33 - Portugal será cabeça-de-série no sorteio.



Já com lugar garantido no playoff estão duas equipas que se encontram acima de Portugal no ranking: a Rússia (grupo 4, 6.º do ranking) e a França (grupo 7, 10.º do ranking).


Também com lugares no playoff estão a Rep. Irlanda (grupo 8, 38.º) e Bósnia (grupo 5, 46.º).


Restam, pois, os grupos 2 e 3. Se no grupo 3 Eslováquia, Eslovénia e Rep. Checa podem ainda conseguir lugar no playoff, a verdade é que nenhum deles ficará com o lugar de cabeça de série que parece aguardar Portugal. Afinal, são, respectivamente, 45.º, 54.º e 18.º do ranking FIFA.


Já no grupo 2, as contas são outras. Suíça lidera com 20 pontos e é 15.º, Grécia segue em segundo lugar com 17 e é 12.º (as duas estão, pois, à frente de Portugal, pelo que seriam cabeças de série no playoff). Só que Israel (22.º na classificação das selecções FIFA) também sonha com o playoff e pode consegui-lo se vencer a Suíça e se a Grécia perder no Luxemburgo – resultados improváveis, mas matematicamente possíveis.


Acontece que se a Suíça perder e caso a Grécia ganhe, existe ainda a possibilidade de Portugal ser cabeça de série. Tal dependerá do novo cálculo que será efectuado do ranking FIFA, já na próxima sexta-feira. A ser necessário medir forças com a Suíça, tal significará que Portugal conseguiu três vitórias e um empate desde 2 de Setembro (última actualização do ranking), enquanto a Suíça terá 2 vitórias, um empate e uma derrota – esta frente a Israel, o que a poderá levar a perder a liderança do grupo.


Perante estes complexos cenários, caso a Ucrânia vença então Andorra, (e caso Portugal vença Malta), caso a Grécia seja mesmo segunda classificada do grupo 2, os cabeças de série do playoff serão Rússia, França, Grécia e Portugal, e os possíveis adversários Eslováquia, Eslovénia ou Rep. Checa (grupo 3), Bósnia (grupo 5), Ucrânia (grupo 6) e Rep. Irlanda (grupo 8).

Sem comentários:

Também Pode Gostar

Blog Widget by LinkWithin